/ Políticas & Finanças

Investigações suspensas contra empresários

Ministro Ricardo Lewandowski,do STF, acolheu uma reclamação feita por Benjamin Steinbruch, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta quarta-feira, 31, dois inquéritos da Polícia Federal em São Paulo que investigavam supostos repasses ilícitos feitos pelos empresários Benjamin Steinbruch e Rubens Ometto, além de Marcelo Odebrecht, para o PT e para a campanha de Paulo Skaf ao governo paulista, em 2010. Lewandowski acolheu uma reclamação feita por Steinbruch, presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, entendendo que as investigações “afrontariam o devido processo legal” porque já estão em curso há mais de quatro anos sem conclusão. As apuração tiveram início em 2016 a partir do acordo de colaboração premiada de Marcelo Odebrecht e foram ampliadas depois com a delação do ex-ministro Antonio Palocci. Segundo Palocci, Odebrecht repassou 50 milhões de reais, Steinbruch outros 14 milhões de reais via caixa dois de campanha, e Rubens Ometto, dono da Cosan, teria doado 4,4 milhões de reais “por dentro” ao PT em troca da edição de uma medida provisória para parcelamento de débitos tributários, o Refis, em 2009, ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.